quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dicas para conservar sapatos


Já que ontem a Doutora Taiz deu dicas ótimas para cuidarmos dos nossos pés, que tal aprendermos também a cuidar dos nossos sapatos? No Jornal Hoje da semana passada foram dadas algumas dicas fáceis, práticas e caseiras para conservar vários tipos de sapatos, confira:

Botas de couro:

Devem ser limpas pelo menos duas vezes por mês, com uma escova de cerdas duras ou um pano seco. Para aumentar a vida útil do couro, passe um hidratante corporal, que evita o ressecamento e ainda dá brilho. Caso você pegue chuva, deixe o sapato de couro ou pelica secar naturalmente. Agora, se o couro for claro, umedeça a peça por igual para evitar as manchas e deixe secar naturalmente. Nada de sol, para não estragar o produto.

Sapatos de nobuck ou camurça:

São dois tipos de couro lixados durante a fabricação. Por isso, use uma escova de cerdas duras para uniformizar o material. Uma dica caseira é usar lixa de unha.

Sapatos de verniz ou sintéticos:

Limpe-os com um pano seco e, para dar brilho, use óleo de cozinha.

Como armazenar:

A forma como você guarda seus sapatos é determinante para a vida útil deles. Se for guardá-los na caixa, faça furos para ventilar. Nunca guarde-os em sacos de plástico, prefira os de pano. Para sapatos de couro, use sacos de TNT. E para não deformar suas botas, guarde-as com jornal dentro ou garrafas pet.

1 comentários:

Unknown disse...

Adorei as dicas!
Óleo de cozinha no sapato de verniz? Caraca! Nunca tinha ouvido falar, mas vou correr prá testar! hehehe

Postar um comentário