quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Cuidados com os pés


Passamos os dias correndo e nos esquecemos de uma parte importante do nosso corpo, que merece cuidado especial: os pés. Bonitos, renovados e hidratados, os pés podem ser muito atrativos. Para isso, não é preciso ir à manicure ou podóloga toda semana. Pequenas ações domésticas podem fazer toda a diferença, protegendo nossos pés de rachaduras e ressecamentos.

Nossa dica de hoje é a esfoliação. E o que é isso exatamente? A esfoliação é eliminar as células mortas da superfície da pele. Ela é um motor de renovação, pois deixa a pele lisinha, sedosa, macia, uniforme e pronta para a hidratação.

As partículas que promovem a esfoliação da pele podem ser de origem vegetal — como as de sementes de bambu e linhaça — ou sintéticas, ou seja, produzidas industrialmente. Podem ser mais ou menos abrasivas conforme o local a serem aplicadas. Encontramos no mercado produtos específicos para a realização da esfoliação e que podem vir em forma de cremes, sabonetes (líquidos e em barra), misturas com óleos corporais, buchas de banho e até cremes em gel.

Que tal, porém, uma receita caseira para esfoliar os pés? É super fácil de fazer e o custo é muito baixo. Assim, podemos usar e abusar, fazendo da esfoliação um hábito de cuidado e saúde para os nossos pés. Os resultados são maravilhosos! A combinação que sugerimos a seguir não apenas promove a esfoliação, como também ajuda a hidratar, pela presença das partículas de óleo.

Receita de esfoliante para os pés:

- 1 e ½ xíc. (chá) de açúcar cristal
- 4 colheres de óleo de amêndoas doces

Como fazer a esfoliação:   

Em um recipiente plástico, acrescente o óleo de amêndoas e o açúcar cristal. Misture-os bem.
Pronta a mistura, aplique nos pés com as próprias mãos, fazendo movimentos circulares. Evite esfregar demais a parte superior dos pés, pois a pele é mais fina e delicada. Faça mais movimentos na sola e calcanhar.

Lembre-se: todo processo de esfoliação precisa ser complementado com outros produtos. O mais importante deles para os pés  é o hidratante. Por isso, ao final da esfoliação, retire os produtos dos pés com água morna e em seguida aplique um bom hidratante.

Nossa dica final são os hidratantes que contém Uréia de 10-20%, pois deixam os pés macios e sedosos. Podendo escolher o horário para o tratamento, opte pela noite: assim, a pele fica em contato com o creme mais tempo, absorvendo bem o produto durante o período do sono.

Boa esfoliação e até a próxima!

* Dicas da Dra. Taiz Campbell, que atua em Dermatologia e Estética (Rua Juquis, 429 - Moema, telefone: (11) 5536-0109).

A Dra. Taiz é a minha dermatologista, de quem vocês já me perguntaram algumas vezes. Ela vai estar dando algumas dicas aqui em nosso blog. E espero que todas nós possamos usufruir de suas dicas que certamente nos deixarão mais bonitas!

7 comentários:

Renata disse...

Oi Vivi,
gostaria de saber se em alguma loja na rede Doce Vida ou Vivi Shop vcs ainda tem o vestido da Antix da coleção passada (inverno - minha coleção)..o código é 8248...tamanho P. É um com estampa liberty com renda nos ombos...que vinha com um cinto com fivela grande de coração. Se tiver me avisa. Vou passar na loja da Teodoro 974 amanhã para pegar um vestido. Beijo grande

Carina disse...

Olá! Esse óleo de amendoas pode ser substituído por óleo de banho? :)

Patricia Cardoso disse...

Vivi, bom dia!

vc tem o vestido 8352, o 8444ou o 8401?
recebi o catalogo e pirei, rs!
o 8420, preto de corações também é lindo...

bom, melhor eu ir na loja, ne?
bjs
Pat

Doce Vida disse...

O vestido de ref.8248, não temos mais...bjos.

Doce Vida disse...

Oi Pat!! As refs que vc gostou nós já recebemos...só a ref 8420 que ainda não chegou. Dá uma passadinha na loja! Bjos. Vivi

Dra Taiz Campbell disse...

Olá Carina, a idéia principal da esfoliação é o próprio açúcar, o óleo é só pra conduzir melhor, e ajudar na hidratação, portanto pode usar o óleo que vc tiver disponível. O óleo de banho é uma ótima idéia! Bjos, Dra Taiz

Dra Taiz disse...

A propósito, queria dizer que pra mim está sendo um prazer compartilhar dicas aqui com vcs! E, por favor, fiquem à vontade pra tirarem dúvidas. Bjos, Taiz

Postar um comentário