quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Por que as olheiras acontecem?


As olheiras são aquelas vilãs que aparecem deixando-nos com aspecto cansado. É comum recorrermos à maquiagem para escondê-las, mas é bom entender por que elas acontecem e como podem ser tratadas. Para tirar nossas dúvidas, a Dra. Taiz respondeu algumas perguntas.

Primeiro, por que as olheiras acontecem?

Vamos entender as olheiras sem mistério. São 3 razões principais que levam a sua formação:

 1) A primeira delas é uma causa vascular, ou seja, relacionada a presença em excesso de vasos sanguíneos na região da pálpebra inferior. Duas situações explicam essa abundância.

a) A primeira delas é de base genética. Pessoas de ascendência árabe, turca, hindu, ibérica, entre outras, têm uma predisposição étnica à acumulação de vasos nessa região. Em tais pessoas as olheiras serão mais frequentes, independentes dos fatores externos. 

b) A outra situação são fatores externos ligados a comportamentos ou hábitos, tais como: consumo de fumo, bebidas alcoólicas, café, desidratação da pele, cansaço, privação de sono. E ainda doenças em geral, medicamentos fortes, e até devido a época próxima à menstruação. Esta não é causada pela quantidade excessiva de vasos, mas pela dilatação dos mesmos.

Esta causa vascular não promove a olheira por escurecimento da pele, mas sim porque os vasos ali embaixo causam uma sombra na pele fina da pálpebra.

 2) A segunda causa é a pigmentação propriamente dita da pele por depósito de melanina ou de hemossiderina. A melanina acumula-se na pele pela exposição prolongada ao sol, sendo, portanto, mais frequente em pessoas mais velhas. Já a impregnação de hemossiderina acontece nas pessoas que ficam com os vasos dilatados por muito tempo. O sangue acaba extravasando para fora do vaso, e a hemossiderina, que é o pigmento que dá cor à hemácia, consequentemente escurece a pele.  

 3) A terceira causa não é nem pela pigmentação sobre a pele, nem pelo reflexo escurecido dos vasos sob a pele. É simplesmente um jogo de luz e sombra. A diminuição de tecido nessa região deixa a pálpebra mais funda, e a profundidade escurece o olhar. Tal fato pode ocorrer pela formação genética (olhos encovados), por perda de tecido (emagrecimento ou doenças consumptivas) ou por deslocamento de tecido para baixo, formando as bolsas palpebrais.

 É possível evitá-las?

Apenas as causadas por fatores externos (consumo de fumo, bebidas alcoólicas, café, desidratação da pele, cansaço, privação de sono, doenças em geral, medicamentos fortes, e até época próxima à menstruação).

As famosas rodelas de pepino ou o chá de camomila são mesmo bons para disfarçar as olheiras?

São apenas paliativos, pois ao promoverem a contração temporária dos vasos, clareiam as olheiras de forma efêmera.

Existe algum tratamento para acabar de vez com elas?

Na verdade, há muitos tratamentos, porém nenhum clareia por completo, nem dura para sempre. Mas a maioria promove melhoras e, se combinados, podem produzir resultados ainda mais efetivos. Os principais tratamentos são:

  • Cremes de uso diário: à base de vitaminas K, C, E e A, retinol, biorusol, ácidos kójico e fítico, arbutim, entre outros. Tais cremes atuam no clareamento de pigmento, na hidratação e melhora da flacidez da pele.
  • Peelings: aplicações em consultório, de ácidos em concentrações mais fortes. Porém, seu uso é mais restrito.
  • “Lasers” (Dye laser, Luz intensa pulsada, CO2 fracionado): atuam nas olheiras por trabalharem diferentes aspectos: vasos, pigmentos e flacidez.
  • Preenchimento: é usado nas olheiras ocasionadas por diminuição de tecido. A aplicação de ácido hialurônico repõe o tecido ausente. Como este é um tratamento mais novo, é necessário que seja realizado por médicos que dominem bem a técnica para evitar efeitos colaterais indesejados.
  • Carboxiterapia: O gás CO2 (dióxido de carbono) infiltrado no subcutâneo promove um aumento das trocas de oxigênio no tecido, melhorando a irrigação e nutrição celular, além de estimular a neocolagênese (formação de novas fibras de colágeno), o que diminui a flacidez da pele.
Vale ressaltar a importância de todos esses tratamentos serem indicados e aplicados pelo seu dermatologista, pois a realização inadequada de procedimentos nessa região delicada das pálpebras pode causar queimaduras, cicatrizes e até agravar a olheira.

Mas concluindo, como vocês viram, suas olheiras podem melhorar, há muitas alternativas! Não desistam, vale a pena tentar!







A Dra. Taiz Cambell atua em Dermatologia e Estética. (Rua Juquis, 429 - Moema, telefone: 11 5536-9169, e-mail: taizdozono@hotmail.com)


2 comentários:

Pri disse...

Muito bom post... sofroooo com as minhas!

Doce Vida disse...

Que bom que gostou Pri! Bjos.

Postar um comentário