quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Unhas frágeis

 
Hoje vamos falar de um problema que você certamente já teve, está tendo ou ainda poderá ter: a Síndrome das Unhas Frágeis. Um mal que acomete mais de 20% da população geral, sendo mais comum nas mulheres. Seus sintomas mais comuns são: unhas que quebram com facilidade, descamam ou lascam na ponta, crescem pouco, são finas ou moles.

Felizmente, as causas mais comuns das unhas frágeis são benignas e facilmente tratáveis, porque estão relacionadas aos hábitos do dia a dia. São elas: exposição prolongada à água, agentes químicos (detergentes, sabões, acetona, etc), cosméticos (formaldeído), traumas repetitivos (digitação) e contaminação das unhas por fungos.

Porém, esse não é um problema apenas estético, pode ser um indício de que alguma coisa não anda bem no organismo. Por isso, devemos sempre investigar doenças que podem dar o seu primeiro sinal através da fragilidade ungueal. Dentre essas, as principais são: alterações na tireóide, anemia, doenças vasculares, diabetes, carência de vitaminas, doenças de pele como eczemas, psoríase, dermatites, entre outras.

Finalmente, como tratar? Bom, vocês viram que um problema aparentemente simples, pode ser apenas a ponta de um iceberg, portanto, não deixe de procurar seu dermatologista para que a investigação e o tratamento da síndrome seja completo. Mas, alguns cuidados vocês já podem começar a tomar! Por isso, aí vão algumas dicas:

•  Hidrate as unhas várias vezes ao dia. Existem hidratantes específicos para cada tipo de fragilidade, mas inicie com o que você tem, de preferência à base de óleos essenciais (como óleo de rosa mosqueta) e silicones.

•  Procure deixar 1 dia da semana as unhas sem esmalte, e aproveite esse dia para caprichar nessa hidratação.

•  Evite exposição prolongada à água. Portanto, na manicure, não deixe a unha de molho, apenas umedeça as cutículas.

•  Se for se expor constantemente à água e produtos químicos, utilize luvas. Uma dica é a luva de vinil, que adere bem à mão e é classificada como hipoalergênica.

•  Evite esmaltes que contenham formaldeído em sua composição. Veja aqui um link com dicas de produtos.

•  Prefira removedores de esmalte sem acetona (à venda nas farmácias).

•  Mantenha as unhas mais curtas, isso diminui o impacto dos traumas repetitivos.

•  E, claro, tenha uma dieta saudável e equilibrada, isso já irá diminuir os riscos de carências nutricionais e anemias.

Fico à disposição para dúvidas e esclarecimentos.

* Dicas da Dra Taiz Campbell, que atua em Dermatologia e Estética (Rua Juquis, 429 - Moema, telefone: (11) 5536-9169, e-mail: taizdozono@hotmail.com)



2 comentários:

Bianca Ladyhawke disse...

Bom, eu tenho esse problema há anos e não consigo resolver. Me alimento bem, não tenho nenhuma doença que possa ocasionar isso, mantenho as unhas curtas e hidratadas. Já fui em 3 dermatos diferentes, já usei esmalte fortalecedor manipulado, Sally Hansen, Colorama e não adiantou. Já não sei o que fazer, já que as minhas unhas continuam moles e descamando... =(

Dra Taiz Campbell disse...

Olá Bianca, não desanime! Vamos tentar resolver juntas esse problema! Como você mesma está percebendo, unha frágil não é algo tão simples assim. Só pra você ter uma idéia, existem mais de 30 tipos diferentes de alterações ungueais classificadas, e cada uma indica uma origem diferente do problema. Por isso, é muito importante um exame detalhado da unha para chegarmos no melhor diagnóstico e tratamento. No seu caso, por exemplo, mesmo que você não tenha doenças conhecidas, poderíamos começar com uma boa bateria de exames de sangue, que pode identificar vitaminas que são importantes para unha, em um nível aquém do que se poderia estar. Baseado nesse resultado, podemos manipular uma cápsula de polivitamínicos específicos para sua unha, que poderá dar esse fortalecimento que está faltando. Espero que tenha ajudado! Fico à disposição para novas dúvidas! Bjos, dra Taiz Campbell

Postar um comentário